Regras de Uso do Correio Eletrônico

Limite de destinários simultâneos

As mensagens enviadas por caixas de correio eletrônico de usuários individuais do Tribunal de Justiça estão limitadas a no máximo 25 destinatários simultâneos. Tal limite visa racionalizar a utilização do Correio Eletrônico, preservando sua utilização para transmitir e receber mensagens relacionadas às atividades jurisdicionais ou administrativas. Já o envio de mensagens para listas de distribuição será de uso exclusivo de contas de correio eletrônico setoriais.

No caso de ser excedido o número máximo de remetentes, o usuário receberá uma mensagem de retorno como a que segue:

Sua mensagem não foi recebida por um ou mais dos destinatários.

Assunto: ...
Enviada em: 23/02/2006 12:00 AM

Não foi possível encontrar os seguintes destinatários:

Fulano de Tal em 23/02/2006 12:00 AM
O sistema de email limita o número de destinatários que pode ser endereçado em uma única mensagem. Envie a mensagem várias vezes para poucos destinatários.

Envio de mensagens para Listas de Distribuição

A partir de agora, o envio de mensagens para listas de distribuição, como a de Magistrados, será de uso exclusivo de contas de correio eletrônico setoriais (consulte aqui o Ato da Presidência que regula sua utilização). Isto visa a priorização do uso do correio eletrônico para comunicações oficiais.

No caso de tentativa de envio de uma mensagem para contas de correio eletrônico setoriais, o usuário individual receberá uma mensagem de retorno como a que segue:

Sua mensagem não foi recebida por um ou mais dos destinatários.

Assunto: ...
Enviada em: 23/02/2006 12:00 AM

Não foi possível encontrar os seguintes destinatários:

Lista de Distribuição Tal em 23/02/2006 12:00 AM
Você não tem permissão para enviar uma mensagem para este destinatário. Se a entrega não for bem-sucedida, entre em contato com o administrador do sistema.

Limite de 120MB para caixas postais de usuários individuais

As caixas postais de usuários individuais ficam limitadas a 120 MB (cento e vinte megabytes). Isto significa que cada caixa de correio eletrônico poderá armazenar, em mensagens lidas ou não-lidas, incluindo as que constam da pasta excluídas, o equivalente a 120 MB. O valor que estava em vigor era de 50 MB.

Um megabyte (MB) equivale a aproximadamente 1 milhão de bytes. Um byte, por sua vez, equivalente a uma letra ou número. Logo 120 MB equivale a aproximadamente 120 milhões de bytes ou este mesmo número de letras e números.

Para melhor entender este conceito, basta imaginar que um e-mail enviado ou recebido sem um arquivo anexado, somente com texto, equivale em média ao número de letras e números nele contidos. Um e-mail deste tipo poderá variar entre alguns bytes até a faixa de 2 a 3 KB, ou aproximadamente 2.000 a 3.000 bytes, dependendo de seu conteúdo.

Por outro lado, um e-mail enviado com um arquivo anexado (arquivo do Word, arquivo de imagem, etc.) terá, em média, 1,5 vezes o tamanho do arquivo anexo. Por exemplo: um arquivo do Word que ocupa 50 KB no computador pessoal, gerará um e-mail ocupando em média 75 KB. Arquivos do Power Point (PPS) possuem até alguns megabytes. Logo, bastam alguns destes arquivos para lotar uma caixa postal.

Para evitar estes problemas, procure manter sua caixa postal sempre limpa, pela exclusão das mensagens já lidas, em especial as que contém arquivos anexados. LeMBre-se de sempre limpar a pasta Itens Excluídos, pois as mensagens lá armazenadas taMBém ocupam espaço.

Por que limitar as caixas postais de usuários individuais em 120 MB?

Todas as mensagens que deixamos indefinidamente em nossas caixas postais ficam ocupando espaço nos computadores centrais da rede. Isto fará com que, num futuro breve, não haja mais espaço para novas mensagens. Por outro lado, a manutenção destas mensagens taMBém faz com que o acesso ao Correio Eletrônico fique mais lento.

O que ocorre quando minha caixa postal individual excede os 120 MB?

Para permitir o adequado gerenciamento das contas de correio eletrônico, o usuário receberá aviso quando a caixa postal atingir 100 MB (cem megabytes) de utilização. Na hipótese de ser alcançada a capacidade máxima de 120 MB (cento e vinte megabytes), o usuário ficará impossibilitado de enviar mensagens. Caso seja ultrapassada a capacidade máxima de 120 MB (cento e vinte megabytes) e atingidos 160 MB (cento e sessenta megabytes) de utilização, o usuário ficará impossibilitado de enviar e receber mensagens.


> Caixais Postais Setorais

A capacidade das caixas de correio eletrônico setoriais ficam ampliadas para 500 MB (quinhentos megabytes).

Para permitir o adequado gerenciamento das contas de correio eletrônico, o usuário receberá aviso quando a caixa postal atingir 480 MB (quatrocentos e oitenta megabytes) de utilização. Na hipótese de ser alcançada a capacidade máxima de 500 MB (quinhentos megabytes), o usuário ficará impossibilitado de enviar mensagens.

Caso seja ultrapassada a capacidade máxima de 500 MB (quinhentos megabytes) e atingidos 520 MB (quinhentos e vinte megabytes) de utilização, o usuário ficará impedido de enviar e receber mensagens.

Necessidades especiais, relacionadas às características particulares da atuação dos usuários individuais ou setoriais, serão avaliadas pelo Conselho de Informática Judiciária.

 

ANEXO

 

Listas de Distribuição classificas como de uso Restrito

 

Nome

Assessore e Diretores

Desembargadores

Gabinetes de Desembargadores

Juízes – RS

Juízes -  Turmas Recursais

Juízes Convocados - TJ

Juízes Corregedores

Juízes da Capital

Juízes de Entrância Final

Juízes de Entrância Final - Interior

Juízes de Entrância Inicial

Juízes de Entrância Intermediária

Juízes do Interior

Juízes e Pretores

Magistrados – RS

Nome

Nome

Pretores

Titulares de Serviços de Registros

Titulares de Serviços Notariais

Titulares de Serviços Notariais e de Registros

 

 

Copyright © 2008 - Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul - Departamento de Informática